domingo, 22 de agosto de 2010

Pensamento de uma tarde de domingo

Aprendemos no maternal a pintar, cortar e colar, na alfabetização vem à missão de escrever nosso nome, a caligrafia e a fazer tabuadas simples, no primário são as ciências (o que me deixava louca), a história, geografia, português básico. No ginásio essas matérias se expandem mais, e é acrescentado no currículo a física, química e biologia. Já no ensino médio normalmente sai da grade a religião, entra a filosofia e a sociologia, que em minha opinião o método de ensino não é lá muito diferente da religião. Ah como eu pude esquecer, tem o inglês que você estuda o verbo “To be” a vida inteira.

Mas em nenhum momento nos ensinam a viver a vida ou a encarar a morte, eles devem achar que temos que aprender isso em casa, com nossos pais, com nossa família ou amigos, por experiência própria. Se bem que eu particularmente acho que se existisse essa matéria não mudaria em nada nossa reação diante de determinadas situações como a perda, acho que não adiantaria ter no currículo escolar a matéria “perdas e ganhos” ou “como encarar perdas”, na teoria tudo é mais fácil, dar conselhos é fácil, apoiar é fácil, agora viver é outra coisa, digo que também é fácil, mas quando você se importa e se preocupa demais com as pessoas ao seu redor fica muito complicado.
E o que me deixa triste nesse momento em minha vida é que não conheço ninguém que tenha uma memória tão boa quanto a minha, e como alguém que tenha uma memória tão boa consegue esquecer o que ela menos quer, as ultimas palavras de um ente querido para ela.

Pra quem está acostumado com meus textos gigantes digo que por hoje não estou raciocinando muito, não expressei tudo que gostaria de passar. Alguns devem saber que estou “dodói”, portanto só ficarão com essas palavras. Espero que tenha algum significado para vocês.

3 comentários:

  1. Mas isso é uma coisa que poucos param pra pensar... Sabemos que vamos enfrentar de tudo nessa vida e se existisse livros que ensinasse tudo o que vamos passar (como um manual de instruções), mesmo assim tomaríamos atitudes inesperadas e teríamos outros tipos de reações. Como você mesma costuma dizer, sim, cada cabeça é um mundo...

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do Post, como sempre. E acho que deveria ser ensinado na escola sim, pelo menos eu saberia um pouco mais. kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir